top of page
ABERTURA_MQE_novac.jpg
AnuncioMQEExpozebu2021.jpg
ChamadaMQE.jpg

MELHOR QUE A ENCOMENDA

Um leilão para democratizar o GIR LEITEIRO, objetivando povoar os currais do Brasil e do exterior, no intuito de promover a feitura do meio sangue Girolando de excelência, o "Meio Sangue PLUS".

Uma oferta ao alcance de todos os pecuaristas do ramo do leite, sem pirotecnia, sem luxos,  mas com eficiência e preços acessíveis.

As Fazendas do Basa ofertarão o GIR Leiteiro de qualidade, para que se faça o meio sangue Girolando tão necessário, ao aumento de produtividade das bacias leiteiras.

Com essa mentalidade foi criado o leilão "MELHOR QUE A ENCOMENDA" MQE, o Gir Leiteiro eficiente, para se fazer o meio sangue excelente!

Waldyr Barbosa

Pedro Augusto Barbosa

Editores Pecuária nas Américas

ChamadaMQE2.jpg
Ancora MQE 2021

Melhor que a Encomenda

Daqui a 13 dias teremos mais uma edição do Leilão virtual Melhor que a Encomenda. Vamos vender animais Gir Leiteiro qualificados geneticamente para produção do Melhor Meio-Sangue, o que chamamos de MEIO-SANGUE PLUS. É a principal contribuição que demos até agora para a pecuária leiteira: nossa campanha para aspirarmos apenas animais Gir que demonstrem predicados para produção de leite.  

Nosso rebanho até 2004 era só de animais Gir dupla aptidão mais conhecidos como Gir padrão. E constatamos grande melhoria do meio-sangue a partir da utilização de Gir Leiteiro com características leiteiras. Na época as indicações eram, principalmente, as lactações próprias ou das mães.

Rapidamente evidenciou-se a importância das famílias de muitas matrizes advindas especialmente da Calciolândia, da Brasília e da Mutum. Desde o início, assessorados pelo Luiz Ronaldo, adquirimos filhas ou prenhezes das principais matriarcas.

Formamos um plantel com mais de 300 doadoras e selecionamos com afinco o que deveria ser multiplicado para Gir PO e o que deferia ser definido para produção de meio-sangue, ou para serem

Outlook-4525bakm.png

transformadas em receptoras.

Acertamos muitas vezes, e erramos também, até atingir a maturidade onde temos, Graças a Deus, acertado mais acentuadamente.

No Melhor Que a Encomenda deste ano vamos vender só o que temos de muito bom para produção de meio-sangue. Claro que não é proibido reproduzir Gir Leiteiro com os animais que venderemos. Mas antecipamos que são animais com os quais produziríamos meio-sangue para deixar claro que não esperamos preços estratosféricos.

Esperamos que o Gir Leiteiro excepcional para produção de meio-sangue igual esteja acessível a todos os criadores. A experiência de muitos novos criadores com talento para melhorar a qualidade do gado de leite no mundo tropical é fundamental para o Brasil. As Fazendas do Basa dão todas as garantias para que a multiplicação de animais meio-sangue produtivos, rústicos e valiosos seja um sucesso.

Muito obrigado!

Evandro Guimarães

Fazendas do Basa

Aumentar o desempenho produtivo é estratégia para vencer as dificuldades enfrentadas na produção de leite

Para superar os desafios que neste momento são postos pelo desgoverno, uma das poucas alternativas que resta ao produtor de leite é melhorar o desempenho per capita dos animais de seus rebanhos. Produzir mais leite com menos vacas, o que resulta em redução de custos, é uma das melhores formas de enfrentar a crise e salvar a economia da base rural brasileira.

 

O aumento do desempenho produtivo está atrelado à sanidade do rebanho, à alimentação e, fundamentalmente, à excelência genética. 

Quem quer produzir mais leite com um número menor de vacas, precisa estar atento ao fato de que multiplicar animais inferiores é uma atitude improdutiva e, mais que tudo, dispendiosa. As ferramentas criadas pela biotecnologia da reprodução são fundamentais para multiplicar indivíduos, diversificar a composição genética e diminuir o intervalo entre gerações.

image1.jpeg

Porém, para que os resultados produtivos sejam pluralizados na mesma proporção, a excelência genética dos animais que serão reproduzidos é capital. A heterose e a complementaridade produtiva se manifestam com maior intensidade quando o casal é portador de genética superior.

 

Desta forma, para que os produtores possam usar com maior eficiência os recursos criados pela biotecnologia reprodutiva, é preciso acompanhar todas as informações científicas divulgadas pela ABCGIL e a Embrapa Gado de Leite, bem como é de suma importância prestar atenção nos animais que são ofertados nos leilões, pois entre eles há frutos do acasalamento entre detentores de genes supremos.

 

Uma dessas oportunidades se vislumbra no Leilão Melhor Que a Encomenda, que acontecerá no dia 5 de maio, com transmissão pela Remate Web.

image.png

Descendentes das ‘Grandes Mães Gir Leiteiro’ produzem a Girolando Meio-Sangue Plus Melhor que a Encomenda demandada pela pecuária de leite tropical

As Fazendas do Basa, com vista a promover o melhoramento do Gir Leiteiro, fundamentaram seu trabalho na variabilidade e na excelência genética das famílias que se destacavam por apresentar consistência genealógica baseada na grande produção de leite como indutora da evolução do rebanho. Foi a partir daí que as Fazendas do Basa passaram a ser conhecidas como a ‘Casa das Grandes Mães’.

O trabalho seletivo, apoiado por parcerias e convênios firmados com renomadas instituições de pesquisa científica (Embrapa Gado de Leite, UFV, USP, UNESP, entre outras), definiu e refinou o perfil genético do rebanho, contribuindo para que as filhas e netas das matriarcas-base também atingissem o status de

‘Grandes’, uma vez que, nas avaliações genômicas e nas aferições das lactações, na maioria das vezes, igualaram ou transcenderam suas genitoras. Essa evolução ergueu as ‘Grandes Netas’ ao patamar de destaques absolutos entre as Fêmeas Jovens que foram submetidas a prova genômica. 

Parte dessas ‘Grandes Netas’, as que são destinadas - principalmente - a produção da Girolando Meio-Sangue Plus, serão ofertadas no Leilão MELHOR QUE A ENCOMENDA, evento que acontecerá no dia 5 de maio, às 20h30, com transmissão pela Remate Web.

 

Os resultados da nossa atividade em Pecuária Seletiva para Produção de Leite conquistaram o reconhecimento pela grande colaboração que trouxe ao progresso da Girolando Meio-Sangue Plus, que de forma eficiente está preenchendo a lacuna criada pelas realidades ambiental e econômica do mundo tropical, posto que ela é MELHOR QUE A ENCOMENDA demanda pelo mercado.

Duas palavras mágicas

Complementaridade produtiva são duas palavras mágicas quando o objetivo do criador é buscar que uma vaca Girolando Meio-Sangue produza uma quantidade de leite que exceda o potencial de seu vigor híbrido.

 

As pesquisas científicas apontam os touros e as vacas com potencial genético para produzir descendentes de excelência na produção de leite e com o dom de transmitir suas qualidades às gerações futuras. Isso - ao lado da aferição das lactações, avaliação fenotípica e do valor genético - indica quais são as famílias com mais consistência genética e produtiva, sinalizando os animais que devem ser multiplicados, tanto na reprodução do Gir Leiteiro quanto da Girolando Meio-Sangue Plus. 

Multiplicar animais inferiores é uma atitude improdutiva, dispendiosa e termina por não atender à demanda do mercado. Por isso, o produtor de leite, o criador de Girolando e o selecionador de Gir Leiteiro, cujo foco estiver voltado para a produção de leite economicamente rentável e para a

image.png

multiplicação de animais com genética de qualidade superior, terão excelente oportunidade no Leilão Melhor Que a Encomenda, evento que acontecerá no dia 5 de maio, às 20:30 h, com transmissão pela Remate Web. 

No evento, as Fazendas do Basa vão ofertar o Gir Leiteiro portador das características que valorizam a complementaridade produtiva e produz a Girolando Meio-Sangue Plus, exemplificada pela fotografia do produto gerado no acasalamento de Montfield SSI DCY Mogul-ET com Felícia FIV do Basa (Jaguar TE do Gavião x Função FIV de Brasília).

Outlook-x55wumll.png

Genética de quatro extraordinários pilares, e de cinco matriarcas protagonistas de grandes produções leiteiras, é fôrma tanto para o Gir Leiteiro quanto para a Girolando Meio-Sangue Plus que encanta os olhos e enche os baldes de leite: isso é muito 'Melhor que a Encomenda'

É a genética de quatro extraordinários pilares (CA Sansão, Radar dos Poções, Bem Feitor Raposo e Teatro da Silvania ) que, cumulativamente, sustenta o pedigree de Dicleide FIV do Basa, bezerra que será ofertada no Leilão Melhor que a Encomenda.

Dicleide, detentora da GPTA de 233 kg, também descende de cinco matriarcas que são protagonistas de grandes produções leiteiras: Nicole FIV do Basa (9.619 kg de leite), Ilda FIV F Mutum (9.303 kg de leite), Deliciosa F Mutum (10.063 kg de leite), Palma F Mutum (9.111 kg de leite), Tutela 3R B Monte (5.717 kg de leite).

Oportunidade de investimento certeiro para quem se preocupa com a evolução da produtividade

A produtividade do Gir Leiteiro está lastreada em animais que, além de ostentar evidente tipo leiteiro, se distinguem por apresentar em sua genealogia uma sólida base fincada na consistência leiteira. No Leilão Melhor que a Encomenda, evento que acontecerá no dia 05 de maio, será ofertada uma bezerra que se sobressai em virtude do fenótipo leiteiro e do vigor de seu pedigree. Trata-se de Daurama FIV do Basa. 

Daurama, filha de Jaguar Te do Gavião e Frana FIV do Basa (GPTA de 363 kg e lactação de 12.113 kg/leite), é neta da matriarca que se notabilizou por gerar descendentes de grande produtividade: Fábrica FIV de Brasília. Esta consistência genealógica é fortalecida por CA Sansão, avô, e é afiançada por Modelo TE de Brasília, bisavô.

Em termos de valorização, o lote é revestido de uma particularidade que faz diferença essencial: Daurama é matriz ideal para produzir a GIROLANDO MEIO-SANGUE PLUS.

IMG_1167.jpg

Para produzir a Girolando de alta lactação, a GIROLANDO MEIO-SANGUE PLUS, não basta que o Gir Leiteiro seja bom, tem que ser muito bom. Gir Leiteiro de elevada capacidade produtiva, com consistência genealógica das principais famílias, avaliado por intermédio de lactações aferidas oficialmente, genômica, valor genético, e tipo leiteiro. Gir Leiteiro descendente de touros aprovados pelo Teste de Progênie.

 

Daurama FIV do Basa é portadora dos predicados que são fundamentais para produzir a GIROLANDO MEIO-SANGUE PLUS 'MELHOR QUE A ENCOMENDA' demandada pelas necessidades do mercado.

Não aspire um Gir Qualquer! 

Animais de grande mérito genético produzem Gir Leiteiro e Girolando Meio-Sangue Plus 'Melhor Que a Encomenda' demandada pelo mercado, revelando que houve sabedoria na gênese do melhoramento

Quando ainda não se contava com o auxílio da ciência, e a intuição ou o pragmatismo, ou ambos, é que guiavam os acasalamentos, a seleção do Gir Leiteiro era estruturada por intermédio da endogamia, consanguinidade, com o objetivo de aumentar a homozigose em alguns indivíduos.

Com o aumento da homozigose, a consanguinidade apura a semelhança entre os indivíduos, o que pode contribuir para a fixação das características desejadas. Sabemos que a elevação da homozigose ocorre tanto para os genes dominantes quanto para os recessivos. No entanto, quando a homozigose ocorre para genes dominantes, os indivíduos assim obtidos, se forem acasalados com outros não consanguíneos, tendem a imprimir suas características com maior intensidade. É o que denominamos prepotência.

Espinafre FIV do Basa - neta materna e paterna de duas irmãs, respectivamente, Gina FIV do Basa e Honesta FIV do Basa, ambas matriarcas por CA Sansão e Fábrica FIV de Brasília - é um exemplo da excelência genética alcançada por intermédio de acasalamento que privilegia a consanguinidade.

O tipo leiteiro apresentado por Espinafre, além de referenciar a importância que esta consanguinidade exerce na fixação das características desejáveis, indica que ela possui atributos para tornar-se uma formadora de família que se destaca pela grande produção de leite e, também, um símbolo da prepotência genética.

Espinafre FIV Basa Pantanal e outras fêmeas detentoras desses atributos serão ofertadas no Leilão Melhor Que a Encomenda, evento que acontecerá no dia 5 de maio, com transmissão pela Remate Web.

IMG_1173.jpg

Datena FIV do Basa excede a qualificação genética demandada pelos criadores de Girolando Meio-Sangue Plus, por isso é 'Melhor que a Encomenda'

Datena FIV do Basa, com GPTA de 243 kg, tem inquestionável potencial genômico para produção de leite. e, por consequência, está relacionada na parte superior do estrato das Fêmeas Jovens. Ela é uma das representantes da quarta geração da maior dinastia de Fêmeas Gir Leiteiro, visto que é filha da Forcada FIV do Basa (10.672 kg/leite), portanto é neta da Fábrica FIV de Brasília e bisneta da Tática TE de Brasília. Nesta dinastia matriarcal, o papel de consortes é desempenhado por três touros que são sinônimos de elevada produtividade: Jaguar TE do Gavião, pai; CA Sansão, avô materno; e Modelo TE de Brasília, bisavô materno.

Está comprovado que uso de fêmeas Gir Leiteiro, que são filhas e netas de vacas que fazem grandes lactações e/ou que são avaliadas positivamente na capacidade previstas de transmissão genômica (GPTAs) para produção de leite, reflete de forma

IMG_1180.jpg

altamente positiva na produção de animais ‘F1’ e nos ganhos em heterose. Isso significa maior produção de leite.

 

O Leilão Melhor que a Encomenda acontecerá no dia 5 de maio, quarta feira, às 20:30 h., com transmissão pela Remate Web.

A variabilidade genética tem repercussão positiva no desempenho produtivo e na reprodução do Gir Leiteiro, estendendo-se ao Girolando Meio-Sangue Plus

Um exemplo perfeito para ratificar o que afirmamos está na construção do pedigree que resultou no surgimento de Distância FIV do Basa (por Magina FIV F Mutum, 8.940 kg/leite), bezerra que será ofertada no Leilão Melhor Que a Encomenda, dia 5 de maio, com transmissão pela Remate Web.

 

Para além de ostentar o prestígio de ser descendente de um quarteto de touros aprovados-melhoradores (Gengis Khan de Brasília, pai; Radar dos Poções, avô; Teatro da Silvania, bisavô, CA Everest, trisavô), Distância FIV do Basa exibe o status de Família Jurema 3R de Uberaba, matriarca que gerou uma família que apresenta constante evolução no desempenho produtivo. Distância FIV do Basa é bisneta da consagrada Ótima TE F Mutum (8.415 kg/leite).

Os genes desses genearcas agregam temperamento linfático, reforçam o vigor da consistência leiteira, estimulam a heterose

provocada pelo cruzamento de linhagens diferentes, minimizam as possibilidades de a endogamia ultrapassar o índice de parentesco médio permitido, e, por fim, fortalece a complementaridade produtiva que faz a Girolando Meio-Sengue Plus ser uma rês 'Melhor que a Encomenda'.

image1.jpeg

Dovalina FIV do Basa é portadora da preponderância genética de Jaguar TE do Gavião 

O touro Jaguar TE do Gavião é, hoje, praticamente uma unanimidade como sinônimo de grandeza. Trazendo proeminência ao Gir Leiteiro, seus genes compõem o DNA da maioria das vacas que se tornaram famosas pelo desempenho produtivo, representando o sucesso que muitos criadores buscam alcançar.

 

Jaguar impactou a produção de leite no mundo tropical, pois é o único reprodutor que potencializa a produção de leite das filhas de todos os outros touros. Para além de se destacar como o touro que tem mais filhas recordistas mundiais de produção de leite em torneios leiteiros, ele é pai de mais de 1/3 das fêmeas classificadas como Top 10% para Produção de Leite, sobressaindo-se as que ocupam a cabeceira do Sumário Brasileiro de Fêmeas como detentoras das GPTA's mais elevadas.

Uma filha-bisneta de Jaguar, Dovalina FIV do Basa, GPTA de 139 kg, será ofertada no Leilão Melhor que a Encomenda, evento que acontecerá no dia 5 de maio, às 20:30horas, com transmissão pela Remate Web.

IMG_1184.jpg

A composição da genealogia de Dovalina é revestida de outras particularidades que fazem toda diferença. Além de ser bisneta da consagrada Coraça BJS (13.954 kg/leite), ela é filha e neta de duas matriarcas que também produziram mais de 10 mil quilos de leite em uma lactação, respectivamente, Maneva FIV do Basa (10.138 kg/leite) e Gardênia FIV do Basa (11.380 kg/leite).

bottom of page