top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

João Marques Pereira Neto e um exemplo para o Brasil

Recomendo a leitura da Revista Balde Branco, edição de Dezembro de 2023/Janeiro de 2024, matéria da capa. Peço desculpas por não ter escrito antes esse texto. Na verdade não tinha ainda visto esse número da tradicional revista que publicou a meu ver a mais importante matéria da sua trajetória. Uma reportagem de valor para o futuro da história da mudança que está por acontecer na pecuária Brasileira, em especial para os pequenos, médios e produtores familiares de leite. São centenas de milhares produtores de menor porte. Segundo último resumo do IBGE em 2017, são 92% do número de produtores de leite do País, atualmente com sua existência ameaçada por falta de GADO RÚSTICO e PRODUTIVO. Com suas famílias são MILHÕES de Brasileiros, nossa gente!!!! Uma disciplina deveria ser imediatamente destacada no mundo acadêmico da Veterinária e Zootecnia: O GADO DE LEITE TROPICAL BRASILEIRO. 


Voltando ao título: João Marques é o Presidente da Cooperativa que tem associados em dezenas de Municípios na região do Vale do Rio Doce. Sede em Governador Valadares. Com recursos minguados de incentivos fiscais quanto ao Pis/Confins a Cooperativa desmistificou as inexistentes dificuldades para levar a todos a reprodução assistida, a tecnologia de transferência de embriões. João Marques concentrou seus esforços na produção de Girolando Meio-Sangue, o animal rústico e produtivo desejado por todos no mundo tropical. O ótimo Girolando Meio-Sangue descende principalmente de fêmeas Gir Leiteiro bem qualificadas e de ótimo sêmen sexado de holandês. Temos tudo que é necessário no Brasil para começarmos a atender nossos pequenos produtores de leite disseminando uma genética tropical adequada. 


Voltarei ao tema, nesse assunto que está contaminado de espírito democrático e apoio para redução da desigualdade econômica e social. Hoje termino apenas saudando a Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce. Estou batendo palmas para esse Brasileiro, exemplo de gestor de grande visão e de admirável tenacidade administrativa que é o Senhor JOÃO MARQUES PEREIRA NETO. Parabéns por seu discernimento e grande esforço. Estou certo de que um enorme número de Brasileiros agradecem seu trabalho!

 

Evandro Guimarães

Коментари


bottom of page