top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

Para apoiar os pequenos e médios produtores de leite do Brasil tropical o Plano SAFRA

Para apoiar os pequenos e médios produtores de leite do Brasil tropical o Plano SAFRA (o PRONAF e o PRONAMP) precisa dirigir pequeníssimo percentual de seus recursos e orientações bem definidas para todos no sistema do Crédito Rural


Seria inédita iniciativa. Destinada ao financiamento em prazos adequados do melhoramento genético dos rebanhos de menor porte que necessitam de animais rústicos e produtivos. O Brasil precisa desse projeto de crédito. O montante de recursos do Plano Safra chega perto aos 400 bilhões de reais.


1) Não se trata de novidade, é promessa de campanha. Não adianta esperarmos que algo seja concebido  sem a firme determinação ministerial vinculada. Na enorme estrutura existente para obter adesão, para "andar", as propostas idealizadas/formuladas  precisam da participação de funcionários do Estado.

 

2) Os exemplos de que a melhoria do Gado de Leite é o fator determinante da positiva mudança de atitude dos pequenos produtores quanto às outras variáveis (sanidade, nutrição, conforto animal, refrescamento, etc., etc.) são EXPRESSIVOS.

 

3) Sugiro estudar os exemplos da Cooperativa do Vale do Rio Doce e de Estrela Dalva-MG ou o Programa do SEBRAE. Posso enviar pelo e mail ao final dessa mensagem o nome de importantes especialistas e produtores que merecem ser ouvidos e vão confirmar a prioridade estruturante sobre a qual aqui discorremos.

 

4) No passado não estava presente o principal fator para garantir o sucesso dessa iniciativa: faltava o gado de leite rústico que foi extraordinariamente melhorado por criadores Brasileiros na última década e a tecnologia de transferência de embriões.

 

5) Hoje temos o Girolando Meio-Sangue advindo de qualificadas fêmeas Gir Leiteiro. É considerado por inúmeros países o MELHOR GADO TROPICAL DO MUNDO. Esses países já estão em franca movimentação para implementar essa solução. Mas, o Brasil está PARALISADO. Nem sequer se estuda a consistência, a viabilidade técnica, econômica ou social dessa proposta.

 

6) O novo Plano Safra está sendo desenhado e será divulgado a partir de 1 de julho, daqui a um mês e meio. Se uma atenção não for dada a essa proposta em curto prazo, vamos perder mais um ano.

 

7) O Brasil continuará devendo atenção e esperança aos Brasileiros pequenos produtores de leite que estão no Sudeste, no Nordeste, no Centro Oeste e no Norte.

 

8) Além da imobilidade no Executivo não consigo entender como no parlamento, com raras exceções, também impera inexplicável desinteresse por algo tão importante.


O que podemos fazer?

 

Evandro Guimarães

Comentarios


bottom of page