top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E SEGURANÇA ENERGÉTICA.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E SEGURANÇA ENERGÉTICA. ANALOGIA COM ATITUDES QUANTO AO GIR LEITEIRO E OS CENTENAS DE MILHARES DE PRODUTORES DE LEITE TROPICAL DO BRASIL


Destaca-se que dois conflitos atuais comprometem bons resultados da próxima COP 28, que é o maior evento a discutir as alterações climáticas e a necessidade de acordos de ordem planetária para frear a temida crise ambiental que já dá centenas de exemplos destrutivos neste Planeta. Em contexto bélico, aumentou o consumo de carvão, por escassez de fornecimento de gás da Rússia, pois a Europa olha para a transição mas sem perder de vista a segurança energética. Transição com segurança, mas sempre mantendo olhos fixos na segurança energética, também aumenta a produção de petróleo (e seu preço) com o terrorismo e a guerra entre Israel e Palestina. Para minha formação é doloroso que ainda existam tanques e aviões militares em ação: é a demonstração da involução civilizatória.


Vou terminar meus dias decepcionado com soluções militares para conflitos que os pacifistas sonharam resolver com o avanço diplomático. Mas, cultivo que a união na defesa do Planeta Terra ainda pode dar esperança de que haja condições para prevalecer alguma grande União entre os Países.


E a analogia com o Gir Leiteiro? Acentuo que sei muito bem que essa analogia é menos que um grão de areia frente aos problemas gerados pela insensatez dos conflitos mas também vejo que a necessária dinâmica de prestigiar a genética do Gir Leiteiro Brasileiro acolhe o binômio transição genética/segurança genética. Não existe compreensão, interesse, cuidados institucionais correspondentes com a grande oportunidade para o Brasil que é apoiar o aumento da população do Gir Leiteiro Brasileiro qualificado para que tenhamos uma oferta democrática da genética de fêmeas dessa raça zebuína melhorada. Inclusive para produção em massa do Girolando Meio Sangue altamente rústico e muito produtivo. Precisamos da transição genética em direção ao gado de leite tropical Brasileiro que é considerado o melhor desse mundo em aquecimento. Precisamos também de segurança genética para preservar a atividade produtiva de centenas de milhares de produtores de todos os portes. Transição genética e segurança genética quanto ao Gir Leiteiro Brasileiro, missão Cívica ao alcance dos Brasileiros de Boa Vontade. O que pensa quem chegou a ler esta postagem?

Evandro Guimarães

Comments


bottom of page