ARTIGO DE EUGÊNIO BUCCI DESCREVE O LEITOR DE JORNAIS, ESSE ADULTO CONSAGRADO CIDADÃO
- Fazendas do Basa

- há 16 horas
- 1 min de leitura
Hoje, no Estado de São Paulo, é o autor de texto de rara sabedoria que nos convoca a pensar.
Copio: “…o sumiço desse Cidadão faz eclodir a crise da imprensa”.
Para Eugênio, o leitor sonhado preza a Democracia, tem cultura considerável e desprendimento de espírito. Como escrevi ontem sobre a omissão dos jornais sobre temas de importância social expressiva, tais como a necessária melhoria dos rebanhos do pequenos produtores de leite, retorno aqui hoje para me associar às preocupações quanto ao enorme risco do desaparecimento das Redações Jornalísticas tradicionais. Vamos sucumbir de vez ao efeito devastador das notícias e opiniões pela internet, onde a falta de compromissos é notória?

E todos nós aqui estamos… cooptados pela anarquia gerada e pela dificuldade de saber o que é verdade ou que é construtivo. Saber o que vale a pena. Dirão alguns que a internet tornou-se a oportunidade de democratização da informação, com o aumento das muitas opiniões sendo um meio mais amplo para vencer o oligopólio dos grandes veículos. Em parte, pode ser um argumento bom… mas não está funcionando assim.
O que se vê é uma anarquia sem pudor, uma concentração real de poder, turbinada por robôs pagos por vendedores de ilusões anônimos. Precisamos perseguir soluções. Precisamos manter vigilância cívica e debater sem cessar sobre um melhor futuro para a comunicação social. Na selva, só os animais mais fortes vencem.
Evandro Guimarães




Comentários