top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

A PREFEITURA DE ESTRELA DALVA (MG) REALIZA EXEMPLAR INVESTIMENTO SOCIAL

— PRODUTIVO E ESTRUTURANTE — QUE É UM SENHOR EXEMPLO PARA MILHARES DE MUNICÍPIOS!


Estava em Goiânia, na Nacional do Gir Leiteiro, quando fui surpreendido por notícia sobre um Programa de Apoio aos Pequenos e Médios Produtores de Leite de Estrela Dalva-MG. Vale a pena discorrer. O Prefeito Diego Coutinho Costa, médico veterinário, desde junho de 2021, estruturou um projeto para aumentar a produtividade da pecuária leiteira, atacando as causas de uma redução da produção de mais de 100 pequenos e médios produtores do Município. Estrela Dalva produzia mais de 100 mil kg de leite/dia, e esse número, estimativamente, reduziu-se à metade. Então, o Prefeito realizou uma licitação pública para disseminar animais rústicos e produtivos; o Girolando Meio-Sangue, advindo do cruzamento de touros holandeses e vacas Gir Leiteiro Brasileiro superiores.


A licitação estabeleceu pré-requisitos técnicos e dividiu as tarefas, de tal sorte que aos pequenos e médios produtores cabe apenas ter as receptoras para gestar os embriões meio-sangue. O veterinário municipal divulga o Programa e faz a preparação das receptoras.


A Prefeitura paga à empresa vencedora da licitação R$ 950,00 por prenhez confirmada, o que inclui fornecimento da genética, produção e implantação dos embriões.


O Programa já contabiliza mais de 400 bezerras nascidas. É isso que eu chamo um investimento social estruturante! O resultado dessa iniciativa será fenomenal, histórico. Pequenos e médios produtores de leite recuperam a esperança de ter animais muito produtivos em poucos anos e de aumentar o valor do rebanho com os produtos das TEs. Na prática, os animais nascidos, no mínimo, triplicam de valor, se comparados ao valor das receptoras utilizadas. Não é milagre, é vontade de aplicar recursos na multiplicação da geração de renda e na preservação de empregos. Uma verdadeira realização Municipalista de alcance social e econômico que precisa ser conhecida, praticada e apoiada por todas as entidades Federativas da Nação. Parabéns Prefeito Diego!


O que você, leitor, pensa sobre essa iniciativa de grande interesse Nacional?


Comments


bottom of page