top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

As Faculdades de Medicina Veterinária e Zootecnia e o futuro do Gir Leiteiro

Na semana que passou publicamos uma saudação aos Zootecnistas e aos estudantes Universitários dessa importante atividade para a pecuária, para nossa bovinocultura de leite. Saudamos sempre também os Veterinários que se dedicam ao Gir Leiteiro, a nosso ver o insumo essencial para ampliarmos nossa produção para o mercado interno e para exportação.


Além de expectativas de natureza econômica, não nos esquecemos de colocar em primeiro plano a questão social da geração de renda e manutenção de empregos.


O aumento da população de Gir Leiteiro de alta consistência parece-nos essencial para disseminar os benefícios dessa genética de ouro para pequenos e médios proprietários através de cruzamentos que disponibilizem gado de leite mais rústico e muito mais produtivo.


Hoje a evidência maravilhosa que é o F1, o meio-sangue com taurinos, quando a fêmea Gir Leiteiro é bem qualificada, encanta o mundo tropical. Fico sem entender como formadores de opinião, jornalistas, professores, gestores de entidades, NÃO CONHECEM ESSA REALIDADE. Não entendo que pessoas preparadas não se interessem em conhecer essa oportunidade multiplicadora para a Nação.


Por essa razão, deposito minhas melhores expectativas nos estudantes universitários de Medicina Veterinária e Zootecnia, das Faculdades que existem em todo o Brasil. Quem fará nosso futuro melhor serão os jovens que lutam por sólida formação. Quem viver, verá.

(Fotografia: Dr. Simeão Feres Neto, médico veterinário das Fazendas do Basa)

bottom of page