top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

As raças zebuínas e a importância de suas Associações Promocionais

Carne e leite para o Brasil e o Mundo.


Na intensa corrida para maior produtividade da pecuária tropical destaca-se muito o Brasil.

Associações de Raças fazem um papel extraordinário na promoção de Exposições e em muitas provas zootécnicas.


O Nelore, o Gir Leiteiro, o Brahman, o Tabapuã, o Indubrasil, o Guzerá, o Sindi, e o Gir Leiteiro dupla aptidão tem nas suas Entidades a representação necessária para estimular e reconhecer institucionalmente os avanços e demandas de seus respectivos Associados.


Ciência, técnicas e paixão fazem parte desse sanduíche produtivo que levou o País a grande posição de destaque no mundo tropical.

A ABCZ tem o mandato de registro genealógico de zebuíno e, às vezes, a difícil tarefa de oferecer apoio equilibrado às diferentes raças de Zebu.

No âmbito da produção para corte, é dominante a posição do Nelore. É a população essencial para cruzamentos com raças taurinas de maior adaptabilidade tropical.

Podemos dizer que sem as grandes virtudes e rusticidade do Nelore, o Brasil despencaria.

No entanto, não podemos menosprezar o trabalho da diversidade zebuína para corte, pois o melhoramento é constante e surpreendente.

Para a produção leiteira olha-se para o futuro do Gir Leiteiro, do Guzerá e do Sindi. Raças zebuínas candidatas a ofertar animais mais rústicos e produtivos, que estarão no mundo tropical nos próximos anos e em maioria absoluta, considerando as raças POs e seus cruzamentos mais funcionais.

Hoje está na incontestável dianteira o Gir melhorado para leite , desenvolvido por grandes Criadores Pioneiros , pela Embrapa Gado de Leite e outros Brasileiros .

No Brasil , Nelore e Gir leiteiro fazem o papel de protagonistas zebuínos absolutos para carne e leite. Maravilhas da Nação !

Estamos trabalhando para tentar obter das pessoas com poder de decisão, uma atenção maior ao Gir Leiteiro.

Isso faria nosso País muito brevemente ter o mesmo destaque na exportação de derivados de leite no nível que já temos na exportação de carne bovina.

Esse Zebu melhorado , o Gir Leiteiro , precisa da atenção Cívica de todos ! Cívica , podemos frisar .

Nesse 2022 juntos, para o Bem do Brasil , vamos nos empenhar pelo grande ANO DO GIR LEITEIRO !

Participem !

Evandro Guimarães

bottom of page