top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

Controle Leiteiro, uma Necessidade para o Brasil

Em reunião com pesquisadores de várias Instituições, Universidades e Associações de Raças, falou-se da importância de termos um maior número de produtores realizando controles leiteiros e se possível, obtendo outros dados sobre componentes do leite e também medidas lineares.

Na verdade, participar de atividades de aferição oficial da produção é o princípio de tudo.

O Congresso poderia criar o Dia Nacional do Controle Leiteiro? ou o Dia Nacional do Gado Tropical? conforme sugere a excelente pesquisadora Lenira El Faro.


Poderíamos tentar unir as Associações de Raças em torno de uma iniciativa conjunta, de um projeto piloto de intensificação de coleta de dados fenotípicos em região geográfica definida (para viabilizar custo de logística, treinamento, etc.). Isso poderia chamar a atenção para a importância dos registros zootécnicos.

Poderíamos começar em um município, valorizando a cooperação de todas Entidades e Profissionais. O trabalho é considerado fundamental para o melhoramento genético na pecuária de leite no Brasil.

Devemos trabalhar por maior conhecimento integrado do nosso gado de leite, conhecimento requerido para apoiar os produtores de todos os portes, em direção ao aumento da produtividade, preservando geração de renda e milhões de empregos.

Pensamos que o gado de leite tropical, riqueza extraordinária do nosso País, demanda entusiasmo, novas ideias e iniciativas, planejamento estratégico e atenção de todos.

bottom of page