COOPERATIVAS PODEM TER CRÉDITO PARA UM CONJUNTO DEFINIDO DE COOPERADOS MEDIANTE PROJETO DE REPASSE
- Fazendas do Basa
- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Tenho recebido comentários de vários Laboratórios de Produção de Embriões, reclamando que as Cooperativas de sua região são informadas de que não há crédito para embriões através de repasse aos respectivos Associados/Cooperados. Realmente, isso não foi suficientemente divulgado, e o MCR (Manual do Crédito Rural) é enorme — mais de 300 páginas. Muitas Entidades Financeiras nem consultam o Manual e seus aperfeiçoamentos ao longo do Ano Agrícola.

Por essa razão, estou informando abaixo o dispositivo que deixa claro que Cooperativas podem obter crédito do Pronaf para essa aplicação estruturante, que é transferir embriões. As Cooperativas apoiadas pelos Laboratórios podem fazer a diferença para a sobrevivência na produção leiteira de dezenas de milhares de produtores — e, progressivamente, de centenas de milhares.
Acentuo que os Laboratórios poderiam desenvolver contato com as Cooperativas Familiares e cooperar na elaboração do Projeto Técnico, para ser levado aos Bancos pelas Cooperativas. A Cartilha do MDA já facilita a redação.
1.3, ALÍNEA 4
A meu ver, aliás, esses projetos devem ter sua conformidade e conteúdo elaborados apenas por quem está formalmente autorizado a lidar com a matéria Embriões: os Laboratórios. E apenas os Laboratórios podem oferecer orientação técnica segura para o procedimento reprodutivo em toda sua extensão.
Aliás, é fundamental que essa Assistência Técnica, efetivamente capacitada e claramente autorizada, esteja incluída nos orçamentos e acordos de fornecimento acordados com as respectivas Cooperativas, que são suas fornecedoras da produção e transferência de embriões, orientação técnica sanitária reprodutiva, preparação de receptoras, medicamentos veterinários indicados, boas práticas, confirmação de prenhezes, sexagem, etc.
O mercado brasileiro de embriões pode dobrar de tamanho em pouco tempo.
Os recursos já existem pelo Pronaf; agora, só dependemos da ação dos Laboratórios junto às Cooperativas para mudar positivamente a vida de muitos que produzem alimentos e trabalham 365 dias a cada ano.
Fico à disposição para oferecer qualquer informação ao meu alcance.
Aos 80 anos, tenho a minha Missão Social muito bem definida: apoiar os pequenos produtores de leite do Brasil.
Vamos trabalhar juntos.
Comentários