top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

CRÉDITO (DE VERDADE) PARA PEQUENOS PRODUTORES DE LEITE ADOTAREM A TECNOLOGIA DE TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES.

  • Foto do escritor: Fazendas do Basa
    Fazendas do Basa
  • 23 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

É ESSENCIAL ORIENTAÇÃO TÉCNICA POR QUEM ESTÁ AUTORIZADO.

SITUAÇÃO ATUAL...

PRECISAMOS COMEÇAR!!!


É inaceitável que até agora as Cooperativas que captam leite de pequenas propriedades não tenham recebido uma orientação completa de como acessar Crédito do Pronaf para Transferência de Embriões atendendo seus Cooperados que precisam melhorar com rapidez seus rebanhos. Faço uma analogia: os Programas Públicos existentes que hoje pretendem atender o segmento de pequena produção parecem o mesmo que oferecer um remédio ou uma vacina do princípio do século passado a pequenos produtores doentes.


É inaceitável tanta desinformação e desprezo pela atualização técnica da reprodução animal e pelo produtores que vivem uma extinção garantida. É inaceitável que qualquer entidade de Assistência Técnica Rural ignore como necessária primeira atitude o planejamento do melhoramento genético dos pequenos rebanhos com introdução de maior rusticidade e capacidade potencial de produção das fêmeas que componham os rebanhos de qualquer número de animais. É inaceitável que, já havendo recursos de créditos previstos no âmbito do PRONAF o Governo Federal não tenha feito ainda uma campanha de importância semelhante ao problema social que centenas de milhares de pequenos rebanhos inadequados provocam de frustração e desespero em Brasileiros e suas Famílias.


É um sinal de incompetência? É mais um sinal de que o mundo político não pensa com seriedade nessa enorme população rural?


Acho que dá para contar nos dedos de uma mão as pessoas que se interessam de verdade por esses milhões de Brasileiros que produzem alimentos.


Antigamente o futuro parecia mesmo ser muito melhor. Não consigo desejar Feliz Natal para Autoridades insensíveis que estão de costas para um problema que é tão grave e visível e fazem tanta propaganda de outras duvidosas realizações.


Evandro Guimarães

 
 
 

Comentários


bottom of page