CRÉDITO RURAL PARA TRANSFERÊNCIAS DE EMBRIÕES PARA PEQUENOS PRODUTORES
- Fazendas do Basa

- 14 de out. de 2024
- 2 min de leitura
𝐶𝑜𝑚 8 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑎𝑧𝑜, 3 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑒 𝑗𝑢𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑒 3% 𝑎𝑜 𝐴𝑛𝑜.
A regulamentação ainda está sendo produzida pelo MDA o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Vamos tentar expor o que já sabemos.
O Plano SAFRA, do Governo Federal, é subdividido em 3 partes.
A maior, o plano Safra propriamente dito, é dirigido a grandes agricultores e grandes pecuaristas e suas empresas rurais de grande porte.
O PRONAMP é dirigido aos médios.
E o PRONAF, o Programa Nacional da Agricultura Familiar aos produtores familiares e de pequena representação econômica individual.

No conjunto , o chamado PLANO SAFRA , existente desde muitos anos , tem recursos a serem repassados pelas diversas entidades financeiras.
Neste Ano Agrícola o Plano Safra tem montante total superior a 400 bilhões.
É o Crédito Rural, que todo ano antecipa recursos para o plantio das diferentes culturas e para dinamizar as diferentes pecuárias.
O enorme avanço dirigido aos pequenos produtores de leite para investimento em transferência de embriões, resume-se a um pequeno percentual (menos de 0,6 por cento, considerando-se apenas o PRONAF).
A inovação está aí: com pequena parte do programa de crédito rural para os pequenos inicia-se uma inédita medida estruturante com tecnologia e genética muito especial.
Isso abre uma avenida de esperanças para dezenas de milhares de Brasileiros para melhoria produtiva dos rebanhos de gado de leite de menor tamanho. Com suas Famílias, o Programa atinge centenas de milhares de Brasileiros, que terão suas VIDAS MELHORADAS.
É o início de uma oportunidade inédita de resgatar da ameaça de extinção uma parte dos mais de 800 mil produtores que produzem leite com gado de baixo rendimento.
A repercussão pode ser formidável se o Governo Federal regulamentar com urgência, criatividade e aperfeiçoamento continuado as normas e a divulgação dos procedimentos, das boas práticas para obtenção de bons resultados.
São os cuidados necessários para boa aplicação dos recursos disponibilizados.
Efeitos colaterais positivos sobre geração de renda e empregos serão expressivos, trata-se de Programa de verdadeiro Interesse Nacional.
Observa-se que nos estabelecimentos rurais de menor porte a questão de falta de mão de obra é menor : as famílias operam.
Torna-se URGENTE e necessário que Cooperativas Leiteiras inclusive Familiares, Entidades de Crédito e Laboratórios que Produzem Embriões e Veterinários e Zootecnistas Autônomos divulguem essa oportunidade para os produtores de leite de menor porte.
Todos podemos ajudar o Brasil.




Comentários