LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

Dia dos Pais

Neste Dia dos Pais relembro as impressões de minha adolescência sobre produtores de leite que me trouxeram nessa fase final de minha vida a valorizar emocionado essa atividade. Em Leopoldina, na sua tradicional Exposição agropecuária, cerca de 65 anos atrás, via os concursos leiteiros e os animais expostos. Mais tarde, em Muriaé, no Macuco, via na fazenda de meu avô, a chegada do leite produzido por pequenos sitiantes - era no terreirão daquela fazenda o ponto final do caminhão que buscava leite para a Cooperativa. Cada pequeno produtor trazia o leite de charrete, ou carro de boi, ou sobre um burro ou cavalo. Produção de muitos, poucos enchiam as latas de 50 litros. Todo dia, uma festa da produção. Conversava com alguns que subiam até a varanda para comer um pedaço de bolo, beber uma caneca de café. Muitas vezes algum se demorava para jogar uma bisca com meu Avô.


Escapavam comentários "meu filho foi estudar na rua..." , "minha filha foi pro colégio das freiras..." , "o mais velho quer estudar prá doutor ..." Eu percebia que o trabalho daqueles Pais era dedicado à educação de seus filhos. De volta a Leopoldina, ouvia no Colégio Estadual alguns colegas "meu Pai tá tirando 120 litros ..." , "meu irmão foi estudar em Viçosa (ou Juiz de Fora, ou Rio, ou Belo Horizonte). Desde então associei a faina dos pequenos e médios produtores de leite à educação de seus filhos e associei esses empreendedores ao mais nobre trabalho cívico.

Você sabe quantos médicos, ou engenheiros, ou arquitetos, ou veterinários, ou outros profissionais formaram esses PAIS, "tirando" leite em pequena quantidade?

Além da produção de alimentos, centenas de milhares de produtores de leite construíram a melhor imagem que eu tenho de Ordem e Progresso. Não ignoro que Brasileiros em muitas outras profissões e atividades fizeram o mesmo para seus respectivos familiares e a Nação. Mas minha convicção é de que todos que receberam os benefícios dos heroicos produtores de leite devem expressar sua gratidão e se lembrar hoje com muito orgulho dos Pais do Leite de todo o Brasil.