"Fazer acontecer" depende do conhecimento da realidade.
- Fazendas do Basa

- 14 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O conhecido Pronaf, o Programa Nacional de Agricultura Familiar do Governo Federal tem neste Ano Agrícola julho24/jun25 bom aumento de recursos e inovações. Uma delas, a disponibilidade de recursos para investimento em melhoramento genético dos rebanhos leiteiros dos produtores familiares, pequenos e médios me entusiasma.

Faz tempo que estabelecer medidas para melhoria dos rebanhos de menor porte mostra maravilhosos resultados para quem acompanha a utilização do Gado Tropical Brasileiro.
Destaca-se o Girolando meio Sangue, advindo de cruzamentos que incluam fêmeas Gir Leiteiro bem qualificadas. O Gir leiteiro melhorou tanto a partir das provas zootécnicas ABCGIL/EMBRAPA Gado de Leite que ato contínuo veio a repercussão de melhoria no Girolando F1o que trouxe visibilidade para esse fato: temos hoje o melhor Gado de Leite para o mundo tropical. Não sou eu quem falo. Isso pode ser confirmado junto às dezenas de Países que se interessam pelo Gir Leiteiro e pelo Girolando.
Com bom atraso o Brasil disponibiliza com ótimo prazo e juros de 3 por cento ao ano, recursos para maior rapidez no melhoramento genético dos pequenos rebanhos. Não vou me deter a repetir a importância dos pequenos produtores para os postos de geração de renda ou empregos (ocupações...) ou para nossa segurança alimentar e para outros efeitos sociais que poderão salvar pelo menos uma parte dos pequenos produtores.
Salvar ?? Sim, salvar, pois sem genética rústica e produtiva, a médio prazo, todos serão extintos.
Esse texto é para lembrar os benefícios que esse Programa Embriões pode trazer para ampliação e desenvolvimento da tecnologia da reprodução assistida, a utilização técnica de bons embriões. Dá para ver a importância e resultados em Programas existentes como o do SEBRAE-TEC, da municipalidade de Estrela Dalva, das atividades da Cooperativa do Vale do Rio Doce, da Cooperativa CCPR e de outros programas regionais que fomentam a utilização de embriões para a bovinocultura de leite.
Mas, essa boa ideia não se concretizará por completo se os Criadores detentores de boa genética, os Laboratórios de Produção de Embriões (os multinacionais e os regionais), a rede Bancária e das ótimas Cooperativas Financeiras que fazem parte do Plano Safra, as Associações Promocionais de Raças Leiteiras, as Entidades Acadêmicas, Institutos, Cooperativas de Leite, Veterinários Autônomos, Zootecnistas e outras instâncias Federativas não oferecerem cooperação voluntária para que os objetivos sejam alcançados.
Chegar com rapidez, transparência e eficiência econômica ao foco de qualquer ponto do mundo real não é missão apenas dos Agentes Públicos. Muitos vão ganhar com o sucesso, todos podemos ajudar.




Comentários