Incentivos necessários para a Seleção e Melhoramento do Gir Leiteiro Brasileiro
- Fazendas do Basa
- 23 de jun.
- 2 min de leitura
—O fundamental papel do Gir Leiteiro Brasileiro e a ausência de incentivos para acelerar o crescimento democratizado e o melhoramento genético desse rebanho—
Ouvimos com frequência a decepção da população com as autoridades em geral. Poucas pessoas se importam com o retorno econômico e social das políticas públicas setoriais. Um enorme contingente de responsáveis diretos no amplo leque federativo não quer saber de inovação. Não querem estudar. É um óbvio ululante que vivemos em uma Nação com alto grau de concentração de renda e poder. É mesmo impressionante como criticamos as iniciativas assistencialistas sem PROPOR MEDIDAS ESTRUTURANTES VIÁVEIS, sustentáveis. Sabemos que se não forem atendidas uma parte das demandas sociais aumentariam ainda mais os déficits da população carente na saúde, na educação, na nutrição humana, na segurança. Vale a pena ler o artigo do Dr. Drauzio Varella na Folha de São Paulo de hoje.

Nesse contexto, acho que devemos insistir em nossas convicções e defender melhores medidas setoriais, específicas e eficazes. Mas, só quem tem recursos e acesso a poderosos consegue ser ouvido. Para caminharmos para iniciativas e programas estruturais precisamos de Brasileiros que conhecem e confiam em soluções e portanto merecem ampla divulgação. Precisamos de Cidadãos que se importem com nosso futuro e insistam com suas opiniões e propostas mesmo nessa paupérrima conjuntura. Conhece alguém assim? Vale a pena pedir a ele para não desistir e botar a boca no mundo em prol do conjunto de melhores programas em todos os níveis da Federação. Acho que se não fizermos isso, estaremos contratando um futuro pior para a Nação. Todos somos responsáveis.
De minha parte reitero não haver entendimento e atenção para a necessidade de apoiarmos a evolução uma população maior e progressivamente melhor do Gir Leiteiro Brasileiro. É fácil entender. Nesse País já temos o melhor Gado de Leite rústico e produtivo do Mundo Tropical: o Girolando Meio Sangue advindo de qualificadas fêmeas Gir Leiteiro e ótimos touros Holandeses. Temos o domínio integral da tecnologia reprodutiva para produzir e transferir excelentes Embriões Leiteiros. Somos líderes nesse processo que rapidamente permite que os produtores com poucos recursos financeiros reduzam muito o prazo necessário para melhores rebanhos. Mas, são necessários milhões de embriões desse cruzamento quase milagroso e só temos no Brasil uma população de animais Gir Leiteiro que chega no máximo a 170 mil animais vivos e registrados. Precisamos de uma maior população qualificada de Gir Leiteiro!!! Quase ninguém enxerga isso e nada se faz. Aliás, quase ninguém no País parece se importar com medidas eficazes que podem ser sugeridas por quem tem conhecimento consistente, alguma experiência e muita vontade de ajudar o Brasil. Precisamos sair desse silêncio, sair desse desânimo com um melhor futuro para todos.
O que Você pensa desse assunto?
Comentários