top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

O egoísmo no Brasil atual proíbe sonhar. O caso do apoio aos pequenos produtores de leite.

  • Foto do escritor: Fazendas do Basa
    Fazendas do Basa
  • 16 de abr.
  • 2 min de leitura

Amigos que me acompanham há muitos anos já me alertaram: não adianta, sonhar é frustrante. Tenho me colocado a serviço de causas de interesse social que promovam a geração sustentável de riquezas. Considero que atividades focadas em assistencialismo não criam as melhores condições permanentes para que os públicos dos programas existentes passem a caminhar com suas próprias pernas. Sei que é enorme a desigualdade no país, e que isso já explica e justifica a necessidade assistencial e de serviços vitais que permitam acesso abrangente — tais como saúde, alimentação, educação etc. — para todos.


ree

A complexidade na escolha para dedicação a uma atividade de contribuição voluntária cívica é enorme. Mas sempre pensei que deveria escolher algo estruturante para uma contribuição cidadã. Isso levou-me a pensar, nas últimas décadas, na necessária melhoria das condições dos pequenos produtores de leite, no contexto da nossa pecuária. Avalio que não fui, até agora, competente para essa tarefa. Tenho registrado o desinteresse generalizado por um apoio eficaz aos pequenos produtores de leite. Assim, estou reavaliando tudo o que fiz até este momento sobre esse assunto. Mas não posso — e não vou — abandonar essa causa.


É uma modesta tentativa de devolver ao nosso Brasil uma pequena parte das oportunidades de trabalho profissional sadio que a Nação me propiciou. Defendo algo que me conquistou com uma consistente convicção: precisamos iniciar a melhoria rápida dos pequenos rebanhos leiteiros com a tecnologia de transferência de embriões. A melhoria precisa ser rápida, pois, a médio prazo, os titulares de rebanhos sem qualificação estarão todos extintos. Melhorar os rebanhos com segurança e maior velocidade só é possível com transferência de embriões, em um programa que preserve o equilíbrio, a economicidade e as boas práticas — hoje sobejamente de domínio dos recursos técnicos e humanos disponíveis no Brasil.


Repito: estou reavaliando o que faço e gostaria de ouvir sugestões de todos que me leem. Ajudar de verdade os pequenos produtores de leite parece uma missão impossível. Mas, com suas famílias, são MILHÕES de brasileiros. Mantenho esperanças de que surgirão ainda compatriotas que se importem em fazer algo certo pelo futuro da Pátria.


Se puder, comente ou escreva para o e-mail abaixo.


Muito obrigado.

Evandro Guimarães

 
 
 

Comentários


bottom of page