top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

O Governo poderia atuar unido em torno de problemas bem identificados. Falta uma orientação geral que poderia se denominar: O PROBLEMA E A SOLUÇÃO PARA A QUAL TODOS DEVEM TRABALHAR JUNTOS

  • Foto do escritor: Fazendas do Basa
    Fazendas do Basa
  • 3 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

O Brasil tem muitos contextos setoriais onde os problemas principais se arrastam por muitos anos. São problemas Sociais e Econômicos bem definidos e que tem propostas para iniciarmos soluções desenhadas com foco através de políticas ou programas muito objetivos. São questões onde estão claras relações de custo-benefício. Providências práticas com efeitos benéficos previsíveis.


ree

Mas não há trabalhos de conjunto sobre as boas ideias capazes de iniciar o processo de implementação. Cada Ministério, Autarquia, Empresa Pública e as demais instâncias da Federação tem sua própria agenda, suas preferências e se dedicam a obter visibilidade no seu espaço funcional.


O Brasil perde muito. Unidades e Entidades de menor porte só se associam a iniciativas de terceiros quando tem vantagens quanto a recursos ou quando funciona alguma articulação vinda de cima. Seria possível uma verdadeira União em torno de cada um dos problemas bem identificados. A população gostaria de ver mais ações práticas e menos discursos.


Volto ao tema que serve de exemplo: sem gado rústico e produtivo, os pequenos produtores de leite vão desaparecer.


Dramatizando, sua atividade vai morrer.


Então o foco é o melhoramento desses pequenos rebanhos a um prazo mais curto. A longo prazo não adianta. A solução que se apresenta é facilitar,  viabilizar, o acesso ao crédito adequado (já existente) para transferências de embriões para aqueles que tenham condições básicas para se aproveitarem do benefício. Seria um auspicioso início. Com progressivo incremento uma parte do contingente de centenas de milhares de produtores rurais poderiam se viabilizar nessa atividade. Muita gente poderia ter acesso a embriões adequados, geração de renda, preservação de empregos (ocupações), uma vida melhor! Progresso.


Mas não existe União para fazer a coisas certas nos diversos segmentos sociais e produtivos da Nação. Será que não podemos nos unir e começar de verdade a apoiar estruturalmente a atividade, a VIDA dos produtores de leite? Esses bravos Brasileiros produtores de alimentos não merecem maior atenção?


Agradeço muito a Você que leu esta postagem e faço uma pergunta: qual é a sua opinião sobre essa importante questão?  



(Foto: Juruna FIV do Basa (Sansão x União de Bras.), Fazenda Aroeira, Felixlândia-MG)

 
 
 

Comentários


bottom of page