top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

QUAL É A MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA EMBRAPA PARA A PECUÁRIA DO BRASIL?

Acompanho permanentemente as realizações da Embrapa desde os tempos do presidente Eliseu. São tantas as frentes de pesquisa desenvolvidas pela Embrapa que parece ser impossível (ou inútil) hierarquizar a importância dos trabalhos até aqui realizados. Assim, fica livre a avaliação de cada setor para defender a importância das iniciativas das pesquisas concluídas pela Embrapa.

Na minha opinião pessoal, não abro mão de escolher o trabalho da Embrapa Gado de Leite no desenvolvimento do Gir Leiteiro como realização número 1 da empresa. É uma provocação, evidentemente, pois não vejo esse excepcional trabalho sendo divulgado com o destaque merecido inclusive pela própria Embrapa. Pela repercussão concreta já provocada pelos trabalhos derivados da parceria ABCGIL/Embrapa sobre o Gir Leiteiro impactando a pecuária de leite, não vejo a comemoração institucional devida a essa conquista dos Brasileiros.

Vejamos: O Brasil tem mais de um milhão de produtores de leite, milhares de famílias que usufruem da produção primária com a respectiva geração de renda e manutenção de empregos. A produção de leite capilarizada, descentralizada é uma exigência social. No gado para o mundo tropical, o Gir Leiteiro é o componente estratégico, essencial. Todos se lembram do desenvolvimento do Girolando nos últimos anos, a maior população de gado leiteiro no Brasil, e todos sabem que esta melhoria é resultado direto do Gir melhorado para leite.

Sim, pois genética de Holandês já temos em alto nível desde alguns anos. Devemos pensar o que seria da produção de leite em centenas de milhares de pequenos e médios rebanhos sem o desenvolvimento de provas zootécnicas apuradas pela área de pesquisa da Embrapa Gado de Leite que revelam as melhores fêmeas, machos e famílias do Gir Leiteiro.

Retorno a uma assertiva que gostaria de fortalecer: para este modesto produtor, a mais destacada importância de todo o trabalho da Embrapa foi o desenvolvimento do Gir Leiteiro, trabalho feito pela Embrapa Gado de Leite em parceria com a ABCGIL. Imagino que deveríamos dar maior visibilidade a esse resultado, para prestigiarmos os recursos humanos que trabalham duro nessa missão e disponibilizarmos os recursos materiais eventualmente necessários para muito que ainda pode ser feito pelos produtores de leite em todo o Brasil.


(texto publicado originalmente em 2/11/2021)

bottom of page