REUNIÃO DO G20 NO RIO DE JANEIRO OCORRE DIAS 18 E 19 DESSE NOVEMBRO.
- Fazendas do Basa

- 8 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
E O PEQUENO PRODUTOR DE LEITE?
O Brasil recebe grande parte da cúpula das maiores economias do mundo daqui a 10 dias.
Estive em compromissos pessoais por um dia e meio no Rio, nessa semana que está no fim. Hotéis lotados por delegações variadas, assessorias diplomáticas, de segurança, uma enorme multidão de funcionários públicos de toda parte do planeta, jornalistas e aspones variados. Uma festa para a economia do Município.

A partir do dia 14, mais de 300 atividades correlacionadas, preparatórias, devem ocorrer. O Governo Brasileiro é anfitrião e expoente da cúpula social desse evento. Grande parte das pessoas não acredita mais nesses movimentos multilaterais que muitas vezes são desvalorizados pelas grandes potências, em função de questões nacionais que prevalecem ao sabor das correntes políticas das diferentes Nações.
Como já falou várias vezes o pragmático diplomata Rubens Barbosa, os países não tem Amigos, tem interesses. Não se espera gestos ou decisões que objetivem o progresso social coletivo. Espera-se tão somente uma colcha de retalhos costurada a partir de temas de maior ou menor relevância lideradas pela Nações mais poderosas, mais ricas ou patrimonialmente bem estruturadas por reservas financeiras, minerais, petrolíferas, indústrias competentes, tecnologia avançada, alto potencial de consumo etc etc.
Países populosos tem peso a partir de seu potencial de ser mesmo emergente para um respectivo futuro melhor. Uma encenação de alto nível que não deixa de ser necessária mas de baixa eficácia para melhorar o processo civilizatório para todos e ensaiar novos programas de colaboração com verdadeiro desprendimento Humanista.
E o produtor de leite de pequeno porte , pode esperar algo desse evento?
Deveria. Os países muito ricos na prática não tem mais pequenos pecuaristas nessa atividade. Mas, pequenos produtores são muito importantes em todos os países em desenvolvimento, repletos de desigualdades , pois melhoram a segurança alimentar, garantem muitos postos de geração de renda e empregos ou ocupações sistemáticas.
Todos os países tropicais precisam correr para melhorar seus rebanhos para maior rusticidade e produção frente ao aquecimento ambiental. Muitas e muitas milhões de famílias tem na pequena produção de leite e queijos artesanais a única atividade rural que fornece o caixa sistemático, mensal , para pequenas propriedades que para sobreviver contam também com outras receitas sazonais.
Em conversas com produtores de leite de diversos países percebo que a situação de diversos países se concentra na necessidade do melhoramento genético dos Gado Tropical desses pequenos rebanhos.
O Brasil é absoluto líder no desenvolvimento desse Admirável Gado De Leite Novo para o mundo tropical. Será uma pena que não apresentemos o potencial de intercooperação nessa oportunidade que acontece DENTRO da NOSSA CASA.
Se isso passar em branco mais pessoas vão confirmar sua absoluta descrença da utilidade de grandiosos eventos como o G20 desse mês no Rio de Janeiro.
Nossos representantes vão mostrar que o desafio do nosso Governo de começar a construir um G20 SOCIAL será apenas um discurso vazio e desinformado.
Você pensa sobre isso? Quer expressar sua opinião? Por favor, comente aqui ou remeta para o e mail abaixo. Retornarei todas as mensagens. Muito obrigado.




Comentários