top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

Sustentabilidade e produtividade

Sustentabilidade e produtividade: formadores de opinião na grande imprensa deveriam melhor se informar sobre o Gir Leiteiro


Hoje a Folha de S Paulo publica um caderno denso com bons materiais sobre o agronegócio sustentável, matérias turbinadas por um Seminário que realizou. Esses eventos tornaram-se algo sistemático nos grandes jornais pois atraem anunciantes que querem publicar artigos, fazendo o chamado marketing de conteúdo.

O Seminário abordou tudo que podemos chamar de temas do momento, compondo um panorama das expectativas de vanguarda quanto à produção na agricultura e pecuária. Muitos temas são bem tratados como uma pauta ambiental positiva, a fragilidade estrutural observada de importação de 85% dos fertilizantes, o futuro das atividades produtivas sob a perspectiva do Maurício Lopes (Embrapa, ex-presidente), a inevitável demanda de boas práticas na pecuária, o controle biológico, etc., etc. Os anunciantes não ficam atrás com conteúdos interessantes. Como se um drone intelectual gigante sobrevoasse o processo produtivo rural, de tudo que é a agenda atual (up-to-date) pelo menos um pouco se fala. A meu ver falham os jornalistas que não pesquisam sobre o Gir Leiteiro de alto desempenho e, desinformados, nada publicam sobre o grande trabalho feito por Brasileiros para a alimentação em países tropicais. Estou novamente tentando lembrar da importância desse zebuíno leiteiro. Antes de mais nada, não entendo a suposta relevância de qualquer tema que ignore como premissas a geração de renda e de empregos. Não entendo como se fale do avanço de métricas socioambientais sem relembrar renda e emprego. Muito bem que a produtividade setorial vá aos píncaros, mas como lidar com a desigualdade? Novamente, falar de melhoramento e ampliação do Gir Leiteiro efetivamente pró leite é patriótico em qualquer sobrevoo das oportunidades de aplicação que sejam capazes de aumentar a riqueza do Brasil, cuidando de empregos, de manutenção de postos de trabalho em quase todos os municípios. Interessados em uma Nação mais Forte, prestem atenção no Gir Leiteiro e nos benefícios da disseminação dessa Raça em todo o mundo tropical. Obrigado pela leitura.

bottom of page