Vai chover? A fragilidade da Agricultura e Pecuária face aos ciclos hidrológicos. O que podemos fazer? Deveríamos imaginar cenários severos e medidas para enfrentamento desde já.
- Fazendas do Basa

- 10 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Nesse outubro de 2024 muitas fichas estão caindo... parece que estamos em crise ambiental severa e não nos preparamos para esse momento. Na pecuária, particularmente nas pequenas propriedades começam a ocorrer mortes de gado leiteiro por falta de nutrição mínima. Ocorre também visível redução de água para os animais. Momento de reflexão, humildade, reconhecimento de nossas falhas. O que

aprendemos, o que podemos fazer? Em muitas atividades, a tecnologia atuarial, a ciência dos Seguros pode responder, sugerir muito rapidamente. Na atividade rural não é assim. Ouso opinar que precisamos desenhar outros cenários adversos como o atual e exercitar juntos, os Produtores e as Autoridades ideias e propostas que aumentem a segurança alimentar da Nação. A imprevisibilidade multiplicou-se neste País que alimenta parte da população mundial. Não se trata apenas de dinheiro, trata-se de carências objetivas, materiais, como na crise atual. Trata-se de simular por exemplo, algo muito peculiar: parte dos canaviais devem continuar a converter-se em etanol ou devem ser reserva para salvar animais? Ou perguntar se não está na hora de "carregarmos" estoques reguladores de grãos ou volumosos. Trata-se de conversar sobre as reservas de água nas propriedades com a incentivada proteção de todas as grotas em certas áreas. Não tenho talento e imaginação para listar tudo o que deveríamos começar a debater. Penso que a ficção no audiovisual poderia ajudar, tomara que a dramaturgia leia isto. Desafios mais populares poderiam ser lançados: como Você vai sobreviver com seu gado na sua propriedade leiteira se a estação de chuvas atrasar alguns meses? Estamos descumprindo nosso dever de debater como proteger o que produzimos e é fundamental para consumo de toda a população. Estamos mantendo a tradicional posição lotérica... podemos fazer melhor. Que pensa de pensarmos um pouco mais?




Comentários