top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

Data histórica e comemoração à altura

É provável que os envolvidos no Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) não se lembrem da data, mas uma das reuniões que contribuíram para a concepção da Avaliação Genômica de Fêmeas Jovens e Adultas aconteceu no dia 22 de maio de 2017, em Leopoldina (MG).

O feito foi registrado pelo Dr. Paulo Do Carmo Martins em seu perfil no Facebook, e a postagem tornou-se documento de grande importância histórica, pois a iniciativa revolucionou o cenário da pecuária leiteira no mundo tropical.

Hoje, exatamente três anos depois, já temos mais de 20 mil animais genotipados pelo Programa ABCGIL/Embrapa, e, no próximo mês de agosto, será divulgado o 3°Sumário (2020) com a listagem das fêmeas jovens e adultas classificadas como Top 10% para Produção de Leite.

Para comemorar a data, as Fazendas do Basa vão realizar a segunda edição do Leilão Sob a Luz da Genômica. De forma inédita, os lotes serão compostos somente por fêmeas classificadas como Top 10%, detentoras de grande capacidade prevista de transmissão genômica (GPTA) para produção de leite.

O Leilão acontecerá no dia 17 de junho próximo, a partir das 20:30 h, com transmissão pelo Canal Terra Viva. Informações completas sobre os animais que serão ofertados no Leilão Sob a Luz da Genômica estão no link https://www.fazendasdobasa.com/sobaluzdagenomicasegundaedicaos

bottom of page