Dia Nacional do Produtor de Leite
- Fazendas do Basa

- 8 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Nesta data, meu pensamento se volta com intensidade para profundas e definitivas imagens da minha formação. Desde garoto em Leopoldina, gostava muito da Exposição anual. Em torno de 65 anos atrás, visitava o Parque, perto de onde eu morava e gostava de conversar com o pessoal que cuidava do gado exposto, de várias raças.
Perguntava de quem era o gado e ouvi muitas vezes frases parecidas "...é do Sêo fulano daqui a pouco ele vai estar aqui com o menino dele que estuda medicina no Rio..." Talvez naquela idade eu não tivesse condições de avaliar o porte e as condições econômicas dos diferentes produtores e por isso desde sempre associei a produção de leite às lutas por educação de qualidade nas famílias, genericamente.
Com o passar dos anos, observando a lida nos currais que conhecera nos vizinhos de meu Avô em Muriaé, fortaleceu-se minha convicção do heroísmo, tenacidade e dedicação dos produtores. Na praça da sede, quando eu estava no meu Avô, ficava atento sempre na hora da passagem do caminhão leiteiro que também trazia pão da cidade e o jornal. O motorista, o dono da "linha", subia à varanda para tomar um cafezinho e acentuava minha percepção... "sicrano tira 130 litros dia sem espuma e com isso está formando o menino e a menina dele..."
Hoje eu me transporto no tempo e novamente me emocionam lembranças e as informações que acumulei sobre os dentistas, engenheiros, advogados, médicos, veterinários, agrônomos, e outros profissionais que se formaram graças ao duro trabalho diário, de 365 dias ao ano, produzindo leite.
A minha grande admiração por quem se dedica ao futuro de sua família não é exclusiva quantos aos produtores de leite. Sou fascinado pelo exemplo de quem trabalha duro para melhorar a vida de seus filhos e isso acontece em inúmeras profissões ou atividades.
Mas, no meu caso, o que vem sempre à tona é a lembrança de pequenos e médios produtores, seu trabalho nas condições que tiveram e a majestosa satisfação ou ouvir de alguns deles "... meu menino formou..." .
Produtor de leite, seu nome é trabalho. Nessa data, eu me vejo com emoção a aplaudir esses fenomenais Brasileiros, exemplo da garra formidável que construiu a parte boa de nossa Nação, apesar das adversidades que ainda persistem. Parabéns!!!



Comentários