top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

E SE NÃO EXISTISSE O GIR LEITEIRO?

Os Criadores e Selecionadores de Gir Leiteiro merecem a principal Medalha de Mérito que exista no Brasil.


É voz corrente que o trabalho de seleção e melhoramento do Gir Leiteiro teve e tem consequências positivas no Girolando , gado presente em todo o território nacional e responsável por grande parte do leite produzido no país.


Impactando de forma essencial a pecuária de leite, esse protagonismo do Gir Leiteiro se deve em grande parte também aos trabalhos científicos do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro-PNMGL, executado através do Convênio da ABCGIL com a Embrapa Gado de Leite.


Além do aumento da produtividade, o melhoramento se traduz na persistência de lactação, qualidade do leite, diminuição do intervalo entre partos e nos compostos lineares, que se refletem igualmente na melhoria do Girolando, em especial do F1 (meio-sangue).


Como estaria o rebanho leiteiro da nação sem o melhoramento do Gir Leiteiro?


Graças à excelência genética conquistada pelo trabalho ininterrupto quanto ao Gir Leiteiro nas últimas décadas, o Girolando F1 é imbatível quando une os ótimos touros Holandeses e fêmeas Gir Leiteiro superiores . E não divide holofotes com nenhuma outra raça leiteira quando o assunto é o impacto para produção de leite em áreas tropicais, com animais robustos. O Gir Leiteiro é o absoluto destaque de nossa Pecuária .


A partir do exuberante resultado econômico produzido pelo Gir Leiteiro, deveríamos fazer uma série de indagações. As primeiras perguntas poderiam ser : como podemos melhorar, com maior rapidez, a produtividade do Gado Tropical Brasileiro? Que efeito pode ter o aumento substancial da população de Gir Leiteiro de alta consistência para produção de leite? Que resultado podemos alcançar com planos e programas que disseminem de fato essa genética para centenas de milhares de produtores no Brasil?


Precisamos fazer muitas perguntas. São as respostas que vão revelar, de forma incontestável, a extraordinária importância que o Gir Leiteiro tem para o melhoramento do rebanho Brasileiro e para manutenção de milhões empregos em centenas de milhares de produtores de leite de pequeno e médio porte.


Dezenas de países do mundo tropical manifestam expressivo interesse efetivo pelas respostas que podemos construir juntos, conhecendo melhor o Gir Leiteiro, o Tesouro Brasileiro.


Quem forma opinião na pecuária leiteira e não se interessa por esse tema deveria reconsiderar sua omissão .


Devemos estudar mais. Perguntar e ajudar a responder sobre esse Assunto de Verdadeiro Interesse Nacional.


Olhar construtivamente para o Gir Leiteiro é uma verdadeira atitude de Amor e Responsabilidade com o Brasil.


Evandro Guimarães

bottom of page