top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

MAIS CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA DESENVOLVIMENTO DO GIR LEITEIRO

A parceria BASA – VTMilk Araçatuba é um projeto que juntou conhecimento científico e paixão para colaborar com o desenvolvimento do Gir Leiteiro.

O Professor José Fernando Garcia, pesquisador científico e professor universitário, entrou com todo seu conhecimento acadêmico, experiência internacional, além de investimentos pessoais, para a construção de um centro de tecnologia aplicada para gado de corte e de leite em Araçatuba (SP).

Dedicado, o Professor construiu uma propriedade adequada para estudos que serão muito importantes para desenvolvimento e melhoramento de raças bovinas. Em torno desse Centro vão se desenvolver trabalhos de aplicação imediata que a pecuária Brasileira reclama.

O Centro conta com parcerias tecnológicas importantes, entre elas - por exemplo - a que foi firmada com a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, para o desenvolvimento da prova de desempenho da raça, utilizando equipamentos de medida da eficiência de conversão alimentar, em projeto de inovação tecnológica financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O projeto BASA-VTMilk está localizado em uma cidade historicamente chave para o zebu no Brasil: Araçatuba (SP). Araçatuba apresenta clima propício ao desenvolvimento das raças zebuínas e seus cruzamentos pois tem dias ensolarados o ano inteiro, noites amenas e água suficiente para o desenvolvimento de pastagens de alta qualidade.

A área de atuação do Professor é a Genética e Genômica, tendo sido pioneiro nesse último campo, ao desenvolver e introduzir os métodos de Seleção Genômica na raça Nelore, nos idos de 2010. Sua extensa experiência internacional inclui atuação como cientista na ONU (no laboratório conjunto IAEA - Agência Internacional de Energia Atômica /FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e como pesquisador visitante no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). As Fazendas do BASA entram com a paixão e a certeza de que o Gir Leiteiro tem que ACELERAR a formação de uma maior população ALTAMENTE QUALIFICADA da Raça para atender a demanda nacional de animais puros e para cruzamentos. O excepcional Girolando (F1) – como o MEIO-SANGUE PLUS DO BASA – é um exemplo disso.

O BASA pensa que essa aceleração também é fundamental para atender a demanda de genética sêmen e embriões) requerida por dezenas de países do mundo tropical, que já importam e/ou mostram interesse no Gir Leiteiro de alta consistência, rusticidade e produtividade.

Velocidade no progresso do Gir Leiteiro: esse é o foco da parceria BASA-VTMilk.

O Brasil carecia de mais um Centro privado com sólidas raízes científicas para somarmos experiências e metodologias adequada para o desenvolvimento de provas zootécnicas que hoje são realizadas para aprimorar os métodos de seleção.

A produção de literatura técnica sobre o Gir Leiteiro, acessível a todos os criadores é também um dos objetivos da parceria. Profissionais do campo (veterinários, agrônomos e zootecnistas) serão estimulados para o desenvolvimento de trabalhos sobre o Gir Leiteiro e o Girolando Meio-Sangue.

Em breve dias de campo serão oferecidos nesse Centro para técnicos e criadores do Brasil e do Exterior, quando será possível conhecer melhor os animais Gir Leiteiro e seus cruzamentos em produção.

O Brasil tem um Tesouro, o Gir Leiteiro. Essa Raça será multiplicadora de geração de renda e manutenção de empregos em dezenas de países do mundo tropical. A parceria BASA-VTMilk surge como uma aceleradora do protagonismo Brasileiro, estruturada em conhecimento, pesquisa aplicada e confiança no presente e futuro do GIR LEITEIRO. Aguardem em novembro as primeiras atividades da Basa–VTMIlk.

bottom of page