top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

O GADO GIR E SUA IMPORTÂNCIA NOS PRÓXIMOS 50 ANOS!

  • Foto do escritor: Fazendas do Basa
    Fazendas do Basa
  • 24 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

Observo um tema complexo e controverso o "aquecimento global", ao ler uma reportagem do jornal espanhol El País, confesso que cheguei a assustar, a transformação da Terra começou. O planeta está imerso em uma mudança sem precedentes, tão rápida que, de uma maneira ou de outra, com efeitos diferentes aqui ou ali, chega a todos os lugares. “Em meados do século as evidências da mudança climática, em aspectos que agora podem não ser tão visíveis, serão incontestáveis”, diz o especialista espanhol Manuel Castro, professor de Física da Terra da Universidade de Castilla-La Mancha.


A transformação climática tem múltiplas manifestações, com aumento da temperatura e ampliação do período seco, nesse próprio 2021, aqui na minha região, norte do estado de São Paulo, no Brasil, semana que vem vamos para 5 meses sem chuvas, não chega a ser um apocalipse, mas é altamente preocupante.


O meu plantel é pequeno aqui na Fazenda Bocaina, mas ao mesmo tempo valente, é GIR, nesse longo período de estiagem não tive um óbito sequer, e o score não é dos piores!


E quando falamos em produção de leite no planeta quente, não vislumbro outro tipo de gado para o pequeno e médio pecuarista, que não seja o GIR Leiteiro, através do gado puro, ou de cruzamento com o holandês, o tão propalado "meio sangue", quer pela rusticidade, resistência, produtividade e índole.


Se a raça GIR tem todo um passado e presente de glórias, também será sem dúvida o gado do futuro, principalmente quando pensamos na produção de lácteos a nível mundial!


Waldyr Barbosa Editor Girbrasil

 
 
 

Comentários


bottom of page