top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

PRESENTE PARA MEU AMIGO QUERIDO... PENSANDO E DIGITANDO...

  • Foto do escritor: Fazendas do Basa
    Fazendas do Basa
  • 5 de fev.
  • 1 min de leitura

(Texto de Zezinho Peres)


Produzir leite era difícil no Mundo Tropical. As estimadas raças leiteiras de clima frio param de comer o que precisam a 16ºC. Perdem peso, entram em anestro e ficam velhas rapidamente no nosso clima.


Para ser produtor de leite com gado europeu no clima quente, o empresário tem que ser muito rico antes de começar. E quase ninguém é rico num País pobre. Mas ricos ou pobres, ninguém gosta de prejuízo...


Os touros não dão leite e avaliá-los pela performance das filhas e parentes já leva mais tempo. O tempo custa caro e tira o entusiasmo. Exige perseverança. E assim, tudo o que demora muito e é difícil, perde a qualidade de ser oportuno.

E dedutivos e estatísticos são os americanos. Latino é indutivo... Gosta de observar, concluir e generalizar.


E assim, antes de saberem que mães influenciam muito mais que touros em tudo que exige metabolismo energético intenso, como o leite, os nossos pioneiros observaram que havia vacas Gir Leiteiro que além de serem boas de leite tinham todas as filhas boas de leite.


A FIV chegou para fazer uma nova raça Gir Leiteiro. Estas super vacas foram multiplicadas intensamente.


E o mais curioso, é que esta nova genética do Gir Leiteiro novo surgiu principalmente por amor, inteligência e observação dos nossos caipiras. Maravilhosos caipiras do Brasil...

Comments


bottom of page