top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

O GIR LEITEIROA GENÉTICA ADITIVA E O MEIO SANGUE PLUS!

Acompanhando a vasta quantidade de leilões da raça que aconteceram em 2021, percebemos que o mercado do Gir Leiteiro melhorado e superior está aquecido, com alta demanda e em expansão.


Esse Gir Leiteiro superior somente foi possível pelas ações empreendidas na busca de programas de melhoramento genético, como o Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA que em seus 36 anos de existência, contribuiu diretamente para o progresso gênico da raça e sua consolidação como o zebuíno de maior aptidão leiteira.


Muitos criadores estão percebendo o grande diferencial desse Gir Leiteiro Superior para pecuária leiteira tropical, principalmente aqueles que se dedicam na produção do Girolando ½ sangue, os quais tem a compreensão da necessidade imprescindível da denominada "Genética Aditiva", haja visto que na atualidade o grande salto evolutivo em produtividade e funcionalidade do Girolando F1 é graças a utilização de uma sólida e consistente base genética do Gir Leiteiro de fato selecionado e aprimorado para leite.


Quanto melhor for a base genética do Gir Leiteiro utilizada para produção do F1, juntamente com a utilização dos melhores e mais modernos touros Holandeses da atualidade, melhores serão os resultados em produtividade leiteira, funcionalidade, qualidade de sistema mamário, persistência de lactação e longevidade do Girolando ½ sangue. A BASE É TUDO!


Pois o objetivo desse fabuloso acasalamento entre as raças Holandesa e Gir Leiteiro, é somar qualidades e subtrair defeitos, buscando um indivíduo F1 de alta performance produtiva, com potencial de produzir leite (alimento) de forma sustentável, economicamente viável e lucrativa, além da facilidade em adaptar-se aos mais diversos sistemas de manejo produtivo, sendo capazes de expressar o máximo de seu potencial genético, de sua eficiência e capacidade produtiva de acordo com as condições que forem fornecidas.


Para democratização dessa genética melhorada aos pequenos e médios produtores de leite, é de suma importância a elevação da população de indivíduos Gir Leiteiro geneticamente superiores, para que assim tenhamos um contingente expressivo destes animais para atender as demandas do mercado e torna-los mais acessíveis aos criadores que se encontram na base da pirâmide.


Esse projeto se viabilizará com a adoção de modernas e eficientes técnicas de reprodução assistida e suas biotecnologias, como aplicação em conjunto do Teste de Progênie, do Genoma e da RIG (Redução do Intervalo entre Gerações) em somatória com a TE (Transferência de Embriões) e FIV (Fertilização In Vitro), onde apenas os animais de alto mérito genético identificados sejam multiplicados.


Essas ferramentas mencionadas devem trabalhar em sinergia de forma que uma complemente a outra, buscando acelerar ao máximo o processo de melhoramento e evolução gênica do Gir Leiteiro.

Pedro Augusto Barbosa Waldyr Barbosa Editores Girbrasil

bottom of page