top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

PECUÁRIA DE LEITE NA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS

  • Foto do escritor: Fazendas do Basa
    Fazendas do Basa
  • 1 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de fev. de 2022

UM NOVO PONTO DE ENCONTRO VIRTUAL PARA DEBATES E PROPOSTAS CONSTRUTIVAS


As Fazendas do Basa estão na Zona da Mata, tradicional região de pecuária de leite. Naturalmente somos muito procurados pelos produtores das cidades vizinhas a Leopoldina, Muriaé e Cataguases, que nos relatam seus avanços e dificuldades.


É uma região com importantes Entidades para o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores. Devo citar a Embrapa Gado de Leite e a Universidade de Viçosa como grandes destaques, mas também registrar a presença em muitos municípios da Emater, da Epamig, do Senar, do Sebrae, dos Sindicatos Rurais, de fábricas de rações, de distribuidores de material veterinário, de Associações Municipais ou Distritais (lembro Tebas), de voluntários Promocionais como o Girolando Sem Fronteiras, de Cooperativas, de entidades mantenedores de Parques de Exposições, etc., etc. As prefeituras têm Secretarias voltadas para a atividade rural.


ree

Na Zona da Mata de Minas Gerais, a pecuária leiteira gera empregos e renda para muitas famílias, é importante do ponto de vista social e econômico. Existem muitos pequenos laticínios e produção artesanal de queijos.


Os Bancos divulgam que apoiam o segmento. A grande maioria dos produtores é de pequeno ou médio porte. Mas, a reclamação dos produtores é uma constante... O que pode ser feito para tornar mais efetiva a adoção de tecnologias, financiamento, métodos, processos, enfim tudo que possa melhorar a produtividade para preservação e progresso desses produtores Heróis? Sim, Heróis!!

Meninos, eu vi.

Ao longo da minha vida encontrei muitos produtores de leite de pequeno porte que conseguiram formar seus filhos com esse trabalho duro, incessante, 365 dias por ano, com o rendimento do leite. São Médicos, Dentistas, Engenheiros, Advogados, Agrónomos, Técnicos, Administradores, Empreendedores, etc., etc. que estão atuando profissionalmente devido ao árduo trabalho na pequena produção de leite, de sua família.


O que falta para melhor funcionamento, melhor resultado? O que é eficiente? Como são avaliados os programas de apoio derivados de políticas e implementados por agentes públicos? o que sabemos do futuro para os empregos, as ocupações produtivas que estão hoje nesse setor? Se pequenos e médios produtores serão progressivamente inviabilizados, que programa de realocação existe? Não existe.


Vamos tentar estabelecer um ponto de encontro virtual nas redes sociais para podermos conhecer melhor o contexto, com a participação de todos que se interessem. Vamos ter mais um canal para ouvir produtores. Quem sabe, podemos oferecer sugestões úteis para nossos concidadãos, sugestões que virão da própria comunidade de produtores de leite.


Quer participar? Quer ajudar a construir a filosofia e os procedimentos iniciais desse Ponto de Encontro do Leite?

Todos são bem-vindos: evandrog44@gmail.com


Muito Obrigado.

 
 
 

Comentários


bottom of page