top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

PESQUISA AGROPECUÁRIA E O GIR LEITEIRO

Na Folha de S Paulo de hoje enfim um artigo de destaque, útil e de fácil entendimento para operadores da pecuária leiteira seletiva. Já escrevi para o jornal muitas vezes, apontando o distanciamento das matérias do dia a dia dos pecuaristas em geral.


A matéria de hoje corrige essa trajetória colocando uma preocupação monumental: os investimentos em pesquisa caem seguidamente e a transferência de conhecimento e direitos para empresas estrangeiras é muito rápida. Nada contra empresas privadas, mas um certo nível de domínio sobre conhecimento, tecnologia e inovação são estratégicos para qualquer Nação. Não dá para perder o que é essencial para o Brasil, até pela razão de que hoje temos muito pouco para o nosso tamanho na produção mundial.


O artigo está no caderno Mercado, página 22. Vamos ler que para a Embrapa houve queda real de 56% para pesquisa e inovação no atual quadriênio. E o Gir Leiteiro? No atual quadro todas as iniciativas de seleção e melhoramento são financiadas pelos próprios criadores, nas provas zootécnicas do PNMGL, o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, Convênio ABCGIL/Embrapa Gado de Leite.


Não há percepção institucional sobre a importância do Gir Leiteiro, o mais bem-sucedido programa para o gado leiteiro tropical em todo o mundo, integralmente desenvolvido por Brasileiros... Até quando?


Evandro Guimarães

bottom of page