top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL NA PECUÁRIA BRASILEIRA, NO JORNAL 'O ESTADO DE SÃO PAULO'

No Estadão de hoje vieram 3 encartes, 3 materiais além do próprio jornal. O veículo reduziu seu número de páginas e matérias pela revolução do mundo digital, mas continua sendo indispensável (além da Folha e do Globo) para quem quer se atualizar com consistência, permanentemente, sobre a nossa Nação.

Aliás, uma das características da nossa pobreza racional emergente desses últimos anos é a redução da leitura de jornais e o aumento de leitura de matérias curtas e fora de um contexto mais abrangente, marca das redes sociais.

Um dos encartes é a capa que promove inovação sob a visão da Brastemp. Outro encarte, o mais procurado, é o Álbum de Figurinhas da Copa do Mundo... boa promoção. Por fim, rotulado de informe publicitário em 8 páginas, a Elanco e a Mycarbon.solutions e talvez a ASBRAM, financiam os textos produzidos pela POINT sobre pecuária sustentável, carbono, suplementação e colaterais. Temos visto o crescimento desse marketing de conteúdo e em geral, contributivo quando não vem com exageros comerciais e quando escritos por quem oferece uma visão adequado dos diversos contextos.

No anexo que veio hoje pelo Estadão uma grande falha quero apontar: falando de sustentabilidade e produtividade na pecuária em nenhum momento é mencionado o melhoramento genético. Imperdoável. Sem seleção e melhoramento não vamos chegar a lugar algum. Componente essencial, a pecuária seletiva é um fator transformador positivo da nossa pecuária. E ao falar dos destaques de genética em evolução, é fundamental falar do Gir Leiteiro, a mais veloz e expressiva conquista dos criadores Brasileiros nesse campo essencial.

Não vamos esquecer de genética e nunca vamos deixar de observar o Gir Leiteiro, o Milagre Brasileiro na Pecuária de Leite.

Bom domingo.

Evandro Guimarães

bottom of page