Saudades de uma mente arrojada, um patriota
- Fazendas do Basa

- 8 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
(Por Evandro Guimarães) Tenho nesses dias muita saudade do Luiz Ronaldo de Paula. Aceitava sonhar com os pés na realidade, enquanto realizava trabalho duro, real. Luiz não abria mão de sua imaginação e de lembranças produtivas. Não se deixava esquecer das pessoas e entidades que o levaram até o ponto em que se tornou, a maior expressão da Raça Gir Leiteiro que eu conheci.

Com sua alegria e às vezes com fina ironia distribuía lições de bom senso e cortava exageros e mentiras com elegância, sabedoria. Luiz sempre trazia o Martinez da Embrapa de volta às consistentes esperanças de que o Brasil teria superior importância no gado rústico para os trópicos. Luiz se orgulhava da Embrapa Gado de Leite e do trabalho que ela ainda poderia fazer e se expressar.
Em momentos de bolha do Gir Leiteiro alertava que a corrida ainda era de longa distância. Luiz tinha compromissos com a consistência do Gir Leiteiro. Hoje, olhando o resultado de aferições de nosso plantel, me deu uma saudade danada dele... uma vontade de poder argumentar orgulhoso que a disciplina que ele me sugeriu deu certo... Uma vontade de dizer ao mestre: veja só. E ele diria, "o Martinez iria ficar muito contente... principal trabalho da Embrapa... "Nesses dias em que tenho escrito sobre a importância de multiplicar aceleradamente o Gir Leiteiro de alto mérito, com diferentes famílias que vieram da Fazenda Brasília, da Calciolândia, da Mutum, da Silvânia e de outras Fazendas que conheci como a Terra Vermelha, FB, a BJ da Serra e outras pioneiras que melhoraram o Gir para leite, sinto muita falta da simpatia do Luiz e sua gargalhada franca. A ausência do Luiz Ronaldo me lembra a minha enorme solidão nestes dias do coronavírus. Lamento a falta de interlocutores vibrantes para celebrar a grande riqueza do Brasil que é o Gir EFETIVAMENTE melhorado para leite. O Gir que precisa ser multiplicado com maior rapidez para ajudar a combater a fome que está vindo aí em grande parte do mundo, ao final da crise de saúde pública... Não estarei vivo para ver a produção de milhões de animais leiteiros rústicos a partir dos melhores exemplares da Raça, pois pessoas que tem poder público estão atoladas no ambiente atual de politicalhas. Mas estarei falando de lindas bezerras com o Luiz Ronaldo, em outra dimensão.



Comentários