Saudades de uma mente arrojada, um patriota

(Por Evandro Guimarães) ​ Tenho nesses dias muita saudade do Luiz Ronaldo de Paula. Aceitava sonhar com os pés na realidade, enquanto realizava trabalho duro, real. Luiz não abria mão de sua imaginação e de lembranças produtivas. Não se deixava esquecer das pessoas e entidades que o levaram até o ponto em que se tornou, a maior expressão da Raça Gir Leiteiro que eu conheci.

Com sua alegria e às vezes com fina ironia distribuía lições de bom senso e cortava exageros e mentiras com elegância, sabedoria. Luiz sempre trazia o Martinez da Embrapa de volta às consistentes esperanças de que o Brasil teria superior importância no gado rústico para os trópicos. Luiz se orgulhava da Embrapa Gado de Leite e do trabalho que ela ainda poderia fazer e se expressar.


Em momentos de bolha do Gir Leiteiro alertava que a corrida ainda era de longa distância. Luiz tinha compromissos com a consistência do Gir Leiteiro. Hoje, olhando o resultado de aferições de nosso plantel, me deu uma saudade danada dele... uma vontade de poder argumentar orgulhoso que a disciplina que ele me sugeriu deu certo... Uma vontade de dizer ao mestre: veja só. E ele diria, "o Martinez iria ficar muito contente... principal trabalho da Embrapa... "Nesses dias em que tenho escrito sobre a importância de multiplicar aceleradamente o Gir Leiteiro de alto mérito, com diferentes famílias que vieram da Fazenda Brasília, da Calciolândia, da Mutum, da Silvânia e de outras Fazendas que conheci como a Terra Vermelha, FB, a BJ da Serra e outras pioneiras que melhoraram o Gir para leite, sinto muita falta da simpatia do Luiz e sua gargalhada franca. A ausência do Luiz Ronaldo me lembra a minha enorme solidão nestes dias do coronavírus. Lamento a falta de interlocutores vibrantes para celebrar a grande riqueza do Brasil que é o Gir EFETIVAMENTE melhorado para leite. O Gir que precisa ser multiplicado com maior rapidez para ajudar a combater a fome que está vindo aí em grande parte do mundo, ao final da crise de saúde pública... Não estarei vivo para ver a produção de milhões de animais leiteiros rústicos a partir dos melhores exemplares da Raça, pois pessoas que tem poder público estão atoladas no ambiente atual de politicalhas. Mas estarei falando de lindas bezerras com o Luiz Ronaldo, em outra dimensão.

Data histórica e comemoração à altura

É provável que os envolvidos no Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) não se lembrem da data, mas uma das reuniões que contribuíram para a concepção da Avaliação Genômica de Fêmeas

Entusiasmo no WhatsApp: o Gir Leiteiro

Amigos já sabem que raramente acesso WhatsApp. Ontem foi diferente, passei boa parte do dia dedicado aos grupos onde se postam Gir Leiteiro e Girolando, em especial meio-sangue. ​ Impressionante como