top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

Um patrimônio dos Brasileiros: o Gir Leiteiro. Como promover e proteger?

Em função de uma conversa ao final da última semana, passei a pensar e resolvi escrever. O Brasil vai perder o protagonismo, a liderança, a oportunidade de liderar a renovação da pecuária leiteira tropical do mundo? Realmente, se não tivermos uma política criativa e funcional, podemos perder esse patrimônio, essa riqueza, em poucos anos.

A ameaça vem dos países que tem grande e produtiva população de fêmeas taurinas. Basta que esses Estados Nacionais facilitem a importação de sêmen ou mesmo de machos Gir Leiteiro (via embriões) para cruzamento e produção dos milhões de embriões que serão necessários para atender a demanda nos próximos anos.


O que podemos fazer quanto a isso? Sabem os profissionais que nada é mais promissor nos países tropicais que o F1, o meio-sangue de zebu leiteiro x taurinos. A corrida já começou. Que podemos fazer quanto a isso? Certamente, antes de mais nada , precisamos aumentar a população de Gir muito consistentes para a produção leiteira. A população atual é pequena, muito pequena, para atender apenas o mercado interno.

Que podemos fazer quanto a isso?

bottom of page