top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

Ótimas ideias e propostas setoriais para o Desenvolvimento do Brasil e o Papel do BNDES.

Ótimas ideias e propostas setoriais para o Desenvolvimento do Brasil e o Papel do BNDES. A conexão com o Gir Leiteiro


O economista Fabio Giambiagi publicou na Folha de hoje artigo com o título SETENTA ANOS DO BNDES. Falando de um afastamento da instituição do protagonismo que já teve nas iniciativas pró desenvolvimento (acusações de caixa preta etc.) sugere o excelente economista a leitura do livro O LABIRINTO VISTO DE CIMA; SAÍDAS PARA O BRASIL. No livro, informa, 42 funcionários ou licenciados escrevem sobre os desafios e sugestões para os setores mais importantes ressaltando que o corpo técnico do BNDES é uma muito valiosa comunidade de inteligência da Nação, no momento institucionalmente sub aproveitada. Vou adquirir o livro e espero voltar ao tema.

Será que o BNDES deveria ser informado sobre a oportunidade de multiplicação de riqueza com expansão do Gir Leiteiro? Ao que parece não temos mesmo no Brasil um sistema capaz de captar o que é mais multiplicador no campo das iniciativas. Melhorar e ampliar a população do Gir Leiteiro é a única iniciativa que conheço capaz de atender uma expressiva demanda mundial, proteger milhões de empregos, destacar tecnologia do nosso País, ampliar produção de alimentos de alto valor proteico, aumentar produtividade etc., etc.

Gostaria de conhecer outras iniciativas tão venturosas como o desenvolvimento do Gir Leiteiro. Por favor, se conhecem, divulguem! Gostaria também que o BNDES, patrimônio intelectual indiscutível se interessasse pelo tema.

Estou por desistir que entidades responsáveis pela pecuária acordem da óbvia realidade.

Evandro Guimarães evandrog44@gmail.com

bottom of page